Sobre o Instituto

O Instituto Rosa do Bem é fruto de um trabalho que nasceu quando a empresária Maria Fernanda Grecco Meneghel ainda era criança. Desde os sete anos de idade ela acompanhava sua mãe, Marly Saliba Lauletta Grecco, que foi voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer durante 20 anos. Quando se tornou adulta, Fernanda assumiu como presidente e membro do Núcleo de Prevenção ao Câncer. Em 2011, iniciou um novo movimento, o Rosa do Bem, em Americana, inicialmente engajado em outro projeto.

O Rosa do Bem passou a ser um movimento próprio, com esse nome, registrado e patenteado, desde 2015, com o objetivo de salvar vidas por meio de ações efetivas de prevenção ao câncer de mama e de melhoria da qualidade de vida da mulher, com o sonho de ver os hospitais vazios. Durante os mais de dez anos de existência, estão sendo realizadas diversas ações com o objetivo de impactar a sociedade americanense com foco na saúde, na prevenção e na importância do amor, sempre financiadas pela empresa Di Grecco, da idealizadora do Rosa do Bem, Maria Fernanda. 

Destacamos as seguintes ações:

Exames gratuitos:
Desde 2011, o Rosa do Bem promove a realização de mamografias para mulheres que não tem convênio médico e são residentes em Americana. Nos primeiros anos, a ação foi feita em parceria com clínicas particulares e, posteriormente, por meio da carreta do Hospital de Amor. Em 2011, foram realizadas 100 mamografias gratuitas; em 2012, foram 250; em 2013 – 250; em 2014 – 300; em 2015 – 300; em 2016 – 300; em 2017 – 1.301; em 2018 -1.553; em 2019 – 1.966 mamografias e 600 exames de Papanicolau; em 2020 – 1.000 mamografias (apesar da pandemia, por meio de parcerias com clínicas locais e colaboração de parceiros, já que não foi possível contar com a vinda da carreta). No total, 7.320 mamografias foram feitas.

Tratamento completo:
Desde 2015, Fernanda conseguiu junto ao Hospital de Amor a continuidade do tratamento, assim, as mulheres que têm algum apontamento na mamografia fazem os exames complementares por meio do Hospital de Amor e, após diagnosticado, realizam o tratamento. Paralelamente, as mulheres diagnosticadas participam de um grupo de apoio muito atuante. Atualmente, 40 mulheres recebem apoio diário como: transporte, hospedagem, atividades diversas, encontros, idas ao cinema, atividades variadas que envolvem principalmente a qualidade de vida, a promoção da saúde, do bem-estar, da alegria, do amor, do carinho mútuo, da espiritualidade.

Palestras:
Desde 2011, são realizadas diversas palestras, principalmente no mês de outubro, pela idealizadora do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, em escolas, empresas, entidades, órgãos públicos e outros, com o objetivo de disseminar a importância da qualidade de vida, dos bons pensamentos, da prevenção às doenças, em especial ao câncer de mama, da alimentação saudável. Com a pandemia da Covid-19, passaram a ser realizadas palestras virtuais e também lives, com entrevistas nas redes sociais oficiais do instituto, tratando de informações pertinentes à saúde e qualidade de vida e também contando histórias de superação.

Iluminação rosa:
Desde 2011, o Rosa do Bem promove anualmente a iluminação da Avenida Brasil, durante todo o mês de outubro. São 2,5 km que recebem uma gelatina especial importada nos refletores que deixam essa via totalmente rosa, chamando a atenção de todos que circulam pelo local, especialmente sobre a realização de mamografias e da importância da detecção precoce do câncer de mama neste mês dedicado especialmente a essa conscientização. Além da avenida, outros pontos do município também recebem a iluminação rosa por iniciativa do Rosa do Bem.

Concerto
 “Por Amor à Vida: Desde 2017, o Rosa do Bem promove anualmente o Concerto “Por Amor à Vida”, no Teatro Municipal de Americana, com a Orquestra Sinfônica de Americana e as participações especiais da dupla Matheus Minas e Leandro e de solistas. O objetivo desta apresentação beneficente – os ingressos são trocados por litros de leite doados à entidades do município – é reforçar a importância da música na qualidade de vida, na prevenção de doenças, promovendo a alegria e o bem estar de pessoas em tratamento ou não. As apresentações sempre lotam o teatro, que tem aproximadamente a capacidade de 800 lugares.

Caminhada
“Por amor à Vida”: Desde 2011, o Rosa do Bem promove anualmente uma caminhada na Avenida Brasil, em Americana, quando mulheres, homens, crianças, idosos, famílias inteiras vestem a camiseta do Rosa do Bem pela prevenção ao câncer de mama, pela qualidade de vida, pela saúde. As camisetas são trocadas por alimentos que são doados a entidades beneficentes do município de Americana. Até hoje, mais de 75 entidades já receberam doações. O recorde dessa grande mobilização voluntária aconteceu em outubro de 2019, reunindo cerca de 8.200 pessoas. No total, somando todas as edições, já participaram aproximadamente 48 mil pessoas das caminhadas. Essa atividade especificamente conta com apoio de empresas parceiras, além da Di Grecco, empresa da idealizadora do Rosa do Bem, Maria Fernanda. Em 2020, em razão da pandemia, a atividade foi adaptada, sendo realizada uma carreata, que contou com a participação de mais de 500 veículos, que foi tão impactante quanto as caminhadas dos anos anteriores.

A partir de 2020, o Rosa do Bem se tornou um instituto, uma nova etapa neste trabalho por amor à vida que vai permitir um crescimento das ações realizadas, ampliando as atividades que promovem especialmente a prevenção, a qualidade de vida e a saúde.